“Este material traz a solução para a maioria dos problemas de alfabetização, não importando qual seja seu grau de instrução e situação profissional. Aqui estão todas as situações que uma alfabetizadora enfrenta; e aqui estão as soluções, não importando o nível de aprendizagem de cada aluno”
Este é um método fônico de Alfabetização diferente de tudo o que você conhece e que tem agradado a todos os dele tomam conhecimento: alunos, pais e professores.
O Método Professora de Papel ensina a usuária passo a passo dando dicas e orientações em cada página;
No Manual da Professora, a autora mantém conversas paralelas com a usuária o tempo todo, prevenindo possíveis desacertos e enganos antes que eles aconteçam;
A autora orienta as usuárias pessoalmente por telefone e por e-mail;
Quando solicitada, a autora vai até os usuários ensinando, orientando, desfazendo dúvidas.
Aviso aos plagiadores:
Este material está registrado na Fundação Biblioteca Nacional, Escritório de Direitos Autorais.
Introdução
Professora: Este material traz a solução para a maioria dos problemas de alfabetização, não importando qual seja seu grau de instrução e situação profissional. Aqui estão todas as situações que uma alfabetizadora enfrenta; e aqui estão as soluções, não importando o nível de aprendizagem de cada aluno:
Se os alunos são iniciantes vá, página a página desde o início, seguindo as atividades sugeridas;
Se sua turma não for iniciante, mas não estiver bem alfabetizada, comece a utilizar o manual desde as primeiras páginas. Leia as historinhas em casa e, depois, conte-as aos alunos seguindo as orientações. Seu alunado se recuperará, com certeza;
Se sua turma apresenta falhas em apenas algumas fases da alfabetização, a sugestão é a mesma: vá em ritmo mais acelerado mas desde o início, pois as historinhas são em sequência, não havendo como transmitir uma noção sem dar a conhecer as etapas anteriores;
Se seus alunos forem pequenos gênios e estiverem bem alfabetizados, leia para você pois sua responsabilidade aumenta na mesma proporção da capacidade das crianças.
De qualquer forma leia tudo, desde o início! Pelo menos por curiosidade!
Não pule páginas! Nelas há um verdadeiro Curso de Didática!
Nelas estão as respostas às perguntas que ninguém se propôs a divulgar.
E suas aulas nunca mais serão as mesmas.
Por exemplo, você ficará sabendo:
Porque se usa m antes de p e b;
Porque o aluno escreve: auma, setá, cantão (em lugar de: alma, está, cantam) e como evitar tais erros;
Porque eles trocam letras no escrever (t por d, f por v, b por d, j por x) — e como evitar tais trocas;
Como aprender — você mesma — e como ensinar a maior dificuldade da língua: o x;
Como ensinar deficiente auditivo a ler, a escrever e a falar;
O que é — e como usar — a Fonética de maneira simples, na prática em sala de aula.
Orientações à professora
“A lã, uma vez manchada, jamais readquire a alvura primitiva” (Pestalozzi)
Um problema comum entre as crianças das séries iniciais é a troca de letras. Para evitar que o vício se forme e perpetue, a sugestão é no sentido de se deter no estudo de cada letra, em separado. No presente método, este estudo é feito através de historinha, traçado e estudo do som de cada letra, individualmente.
Visando dificultar as frequentes confusões de caracteres, o método optou pelo estudo das letras que mais se assemelham entre si, da seguinte maneira:(Exclusividade do método, dado a conhecer às usuárias através do Manual da Professora, em palestras e em DVD.)
Fases de estudo de cada letra:
1- HISTORIETA contada — e não lida — pela mestra, que vai fazendo seu traçado na lousa.
2- ESTUDO DO SOM: (Exclusividade do método, dado a conhecer às usuárias através do Manual da Professora, em palestras pela autora e em DVD.) Ao estudo de cada som, dá-se o nome de Fonética. (Leia adiante e aprenda fonética, de maneira fácil. Aprenda também como lidar com criança deficiente auditiva.)
3- ESCRITA: (Exclusividade do método, dado a conhecer às usuárias através do Manual da Professora, em palestras pela autora e em DVD.)
A seguir, a professora vai diminuindo, aos poucos, o tamanho da letra e os alunos vão imitando-a (estas etapas da aprendizagem aparecem com detalhes adiante, ao descrevermos o ensino da letra a, História n.º 1). Depois chega a etapa do lápis e papel, onde o desenho será reproduzido em tamanho grande e diminuindo, até caber no espaço compreendido entre duas linhas de caderno.
Para que se faça associação perfeita entre forma e som de cada letra, a professora orientará para que o exercício seja feito de acordo com o explicado em cada lição do Manual da Professora, que é a maneira mais segura e rápida de se ensinar a ler e a escrever ao mesmo tempo.
Enquanto os alunos traçam, a professora atenderá a cada um individualmente, corrigindo cada risquinho, cada voltinha, cada perninha, cada detalhe que não esteja dentro dos padrões.
Ter sempre presente que a primeira impressão é a que fica. Se houver incorreção na aprendizagem de uma letra, dificilmente ela será substituída pelo certo.
Daí, não permitir o erro, desde o primeiro momento.
“Um frasco jamais perde o primeiro perfume que o impregnou.” (Pestalozzi)
“A lã, uma vez manchada, jamais readquire a alvura primitiva.” (Pestalozzi)
4- ESTUDO DA SÍLABA: Lembrar que, (Exclusividade do método, dado a conhecer às usuárias e em palestras.)
Em conjunto, os alunos lerão a sílaba.
(Exclusividade do método.) Repetir o exercício várias vezes.
Treino escrito da sílaba muitas vezes, sempre com (Exclusividade do método.)
5- ESTUDO DA PALAVRA:
a) Num lugar da lousa, a professora coloca a sílaba. Noutro lugar da lousa, escreve (Exclusividade do método.)
b) (Exclusividade do método, dado a conhecer às usuárias e em palestras e também em Palestra em DVD.)
c) Leitura em grupo; leitura individual das mesmas e (Exclusividade do método.)
6- VERIFICAÇÃO da APRENDIZAGEM: Ver abaixo, Formas de Ditado, que poderão ser usados.
7- ESTUDO DA ORAÇÃO: (Exclusividade do método.)
FORMAS DE DITADO (Exclusividade do método dado a conhecer às usuárias e em palestra pela autora e também em Palestra em DVD).
Parabéns